cabecalho

cabecalho
Aproveite ao máximo o Blog Fotografia de Verdade

Pesquisar este blog

Cação não existe

Cação não existe
Cação é tubarão! Apenas uma nomenclatura para se vender carne de um animal em extinção

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Natureza Viva

A dedicação ao que se ama, acaba se tornando um vício. Fotografar é uma arte, talvez alguns usam essa classificação, outro já fazem de sua profissão. E uns tentam impor regras. Como dizer se é certo ou errado, em alguma coisa que é tão pessoal. Quem vive da fotografia, realmente precisa se encaixar em um padrão já pré determinado. Mas quem faz disto, uma arte, cria suas próprias regras.




Sou Cirurgião Buco-Maxilo-Facial e Implantodontista, vivo seguindo regras, que já existiam antes mesmo de meu nascimento. Tenho que me aperfeiçoar com novos conhecimentos, mas sei o que é certo ou errado, em uma ciência que não é exata, tenho que ser perfeito nas regras quando estou operando. Amo o que faço, e faço assim minha vida. Mas na fotografia é diferente, a regra é minha, se é certo ou errado, quem vai dizer. Também faço por amor, mas ainda não vivo dela, tiro meu sustento de minha profissão com formação acadêmica. Mas fotografar faz parte de minha vida.




Desobedescendo a lógica propriamente dita, onde primeiro registramos a foto em nossa máquina, para depois ver qual foi o resultado. Faço o oposto disto, e para quem ama fotografar a vida sevalgem, seja no ar ou na terra, ou a vida se movimentando. Mas a grande paixão, é registrar a vida submersa em águas salgadas. Luz, foco, iso, abertura, velocidade, profundidade de campo, o meio entre um início e um fim lógico, preciso ter esse conjunto em equilíbrio, para que eu consiga ver a imagem pronta antes do "click" de minha máquina. Só com esse pensamento em prática, que consiguirei fazer uma foto, onde vejo com detalhes, as gotas d'aguas que ainda estão no ar, deixado pelo rastro de uma ave, que pescou um peixe destraído na superfície, ficando sem saber de onde veio o ataque.




Fotos que nos prendem o olhar, ou nos faz ver o movimento em uma imagem fixa, é uma foto admirável. Mas existem aquelas imagens que nos confundem aos detalhes e aos sentimentos. E foto que é um verdadeiro troféu, mas precisa de uma bela história para que se torne ainda mais valiosas. Quantos olhos e pernas tem uma aranha, uma foto simples que me trouxe a lembrança de meu colegial, longas aulas de biologia. Fotografar para mim é isto. Tenho na minha mente o book pronto, e só preciso de minha canon para que cada imagem se torne real, e assim poder sofre admiração, crítica ou quem sabe até mesmo outros sentimentos. Lembro de um comentário que ouvir com respeito a uma de minhas fotos, onde uma pessoa reconhecida no meio fotográfico, disse que já havia sonhado com aquela imagem duas vezes, e por isso precisava se tornar dono daquele quadro.




Fotografar, em minha opinião, é simplesmente expor aos seus olhos, o que está em minha mente. Mas não ficarei satisfeito com apenas isto, preciso que você sinta, ouça e veja como aquela imagem saiu de minha mente, passou por minha máquina e agora está aí na sua presença, e amanhã em sua mente. Fotografia é isto, simplesmente um vício. Gilson Jr.




XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX




Seu Antônio,
Um morador ribeirinho que passa sua vida em uma cabana as margens do Rio Paraguai, ponto certo de parada para os barcos com pescadores para que possam dar alguns suprementos em troca de uma boa história. Em troca de algumas latinhas de cervejas, ele nos contou uma de suas histórias de amor.
Dizia que todas as noites uma onça rodeava sua cabana e ele não se intimidou e continuou dormindo sozinho em sua cabana sem nenhuma proteção. Todos seus amigos preocupados com sua segurança, estavam percebendo que o Antônio amanhecia com alguns arranhões. Depois de umas semanas, a onça desapareceu e o seu Antônio sem dar muitas explicações dizia apenas que havia resolvido o problema da onça.
E aí seu Antônio, o que o senhor fez com a onça?
Tem alguns detalhes que não me lembro ao certo, até porque várias noites eu ia dormir com umas cervejas na cabeça, mas só sei dizer que depois de alguns meses a onça reapareceu perguntado se podia morar aqui na minha cabana com nossos filhotes, um monte de oncinhas com manchas pretas. E o pessoal preocupado em a onça comer o sr Antônio...    



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX






O link abaixo direciona para um site onde está anexado um dos meus trabalhos fotográficos, dedicado a natureza viva em foco com minhas lentes, espero que admirem e comentários serão sempre bem vindo.

Um comentário:

  1. VÍCIO ou simplesmente PRAZER... A ESSÊNCIA está no SENTIR... o momento exato... para o click PERFEITO !!!!!!!

    ResponderExcluir