cabecalho

cabecalho
Aproveite ao máximo o Blog Fotografia de Verdade

Pesquisar este blog

Cação não existe

Cação não existe
Cação é tubarão! Apenas uma nomenclatura para se vender carne de um animal em extinção

sábado, 24 de setembro de 2011

Mergulho em Los Roques


Antes mesmo de pisar pela primeira vez fora do meu Brasil, já pesquisava informações e sonhava a possibilidade de poder fotografar Los Roques, uma Ilha no meio do nada, pertecente a Venezuela que encanta os amantes da natureza com sua beleza ímpar.  Ouvi ótimas histórias de quem teve o prazer de poder conhecé-la, mas a opnião sobre o voo de Caracas até o aeroporto de Gran Roque, é a parte mais emocionante de toda a viagem. De inúmeros adjetivos dado a belíssima aeronave, o que mais me impressionou foi que este voo, com duração de 45 minutos, era feito por uma KOMBI ESCOLAR VOADORA. Bem, meu trajeto está traçado, bilhetes da kombi já estão comprados, agora só espero que a paisagem me faça distrair e me possibilite a realização de mais um trabalho fotográfico, afinal de contas, este deveria ser o meu primeiro destino em águas estrangeiras. 


Agora, após mergulhar em alguns lugares que nunca sonhei que um dia iria, estou aqui, sentado, escrevendo e lembrando de como meu coração batia fora dos compassos normais, esperando os minutos para embarcar na Kombi voadora. Mas tenho que ir, preciso fotografar, necessito escrever e ficarei feliz em publicar o que verei.


Quando pensei em postar apenas algumas fotos e uma breve história dos meus mergulhos em Los Roques, estava completamente enganado do que realmente viria naquele arquipélago. Impossível postar uma simples coisa deste lindo lugar, armado de minhas máquinas para fotos em terra e fotosub, fui vivenciando os acontecimentos que me obrigaram a entender que um lugar simples, poderá esconder mais detalhes do que se imagina, e muitos deles são de extrema perfeição para um lugar como aquele. 




O voo da capital para ilha é um espetáculo,  já o espetáculo dos pelicanos é um outro detalhe a parte. A vida marinha característica de águas caribenhas e o charme da ilha se faz em forma simples e perfeita, a perfeição da simplicidade. Um pouco diferente de minhas postagens anteriores, esta pretendo sugerir aos novos visitante de Los Roques, que antes façam em meu blog, uma viagem pelos encantos desta terra, que flutuem em meia água pelo drift em Cayo D`Água, que se sentem no degrau da igrejinha e se percam no horário do sol se pôr. Ou se deitem nas areias brancas e frias e tentem endenter como uma água transparente possa sair do verde perfeito ao azul infinito Mas não se esqueçam que a ilha é tão pequena que lhe obrigará trazer de volta para casa apenas a saudades de um lugar, que ainda tem em suas origens marcas de um povo pirata. 


Mas a emoção já começava no saguão de embarque para o voo que nos levaria até a ilha, saber que teríamos 45 minutos de voo em uma aeronave que mais parecia uma kombi escolar, é realmente um grande detalhe desta viagem.  Mas segundo informações do Walter, que já desfruta de uma enorme experiência de trabalho em nosso destino, o voo será muito tranquilo nos primeiros 30 minutos, porque nos 15 minutos finais, a tranquilidade sede lugar a euforia de estar sobrevoando um arquipélago de aproximadamentes 300 ilhas, envolvidas por águas que tem uma combinação de cores que se encaixam em uma harmonia tão grande, que para quem está prestes a pousar, tem a sensação que aquele lugar realmente não existe. 


Mas existe, sempre sob um sol escaldante, cercado por incomparável beleza, águas calmas e em temperaturas próximas aos 30 graus célsius, Los Roques foi surgindo, foi criando forma, cores e espectativas nos olhos que quem via a pista de pouso se aproximar lentamente. Realmente o voo até a ilha é de tirar o fólego, a beleza é de impressionar a cada olhar.
Mas também curtia a ansiendade de ver bem de perto os pelicanos, fantáticos.  






As paisagens paradisíacas e as características de uma lugar remoto,  mas meu interesse maior era logo poder cair n`água, pois o que se esconde abaixo da superfície é o motivo principal que me levou a andar naquela kombi. Mas Los Roques se descobre aos poucos, não se pode ter pressa nos mergulhos, tão pouco em terra, não é apenas a vida marinha, é a vida na ilha. O mergulho não está completo se não houver o descanso em uma ilha em algum lugar daquele arquipélago. Com uma operadora de mergulho que cuida de absolutamente tudo, a minha preocupação era somente se ainda seria possível encontrar um outro ponto de mergulho ainda melhor do que o de ontem. Mas a grande expectativa seria para o último dia, Barreira Sul, parte externa daquele conjunto de ilhas, não haveria mais o verde esmeralda, seria apenas o azul infinito do oceâno aberto, cairíamos n`água, não bateríamos nem as nadadeiras, deixaríamos apenas o mar nos levar, o paredão de recife vivo ficará para trás como se estivéssemos em um trem, com os olhos fixados nas janelas. Nos espetáculos dos mergulhos, este é realmente um mergulho espetacular. 


Um drift de cores, vidas, silêncio quebrado apenas com os sons de nossas borbulhas, um drift que tem fim apenas com o fim do nosso ar. Mas este foi apenas um deles, um dos inesquecíveis mergulhos. Mas antes deste, tivemos sete outros mergulhos que aconteciam em ilhas menores,um ecossistema marinho repleto de vida. Descanso em uma outra ilha para o segundo mergulho e, o restante da tarde em outro canto isolado. Retorno a Gran Roque só após as 16:00h para que desse tempo de sentar-se a beira-mar e esperar o sol se ir.  Para quem curte mergulhar com nossos amigos tubarões, infelizmente este lugar não tem a presença constante deles, mas para os que admiram a vida macro há muita vida nos corais, as cores exóticas competindo com o azul constante, este lugar também poderia estar em primeira escolha. 




Los Roques não precisou de muitas coisas para se formar, mas oferece uma passeio completo, faz-se viver de forma simples, com toda elegância de um local sem igual e se faz aos detalhes, deixando lembranças perfeitas para quem esteve em suas ilhas. A empresa de mergulhos  ADC (Aquatics Diving Center) irá cuidar de todos os detalhes para quem queira conhecer pessoalmente este paraíso, desde a chegada ao aeroporto na capital, voo para ilha, hospedagem, passeios pelas mais belas praias, inclusive a Praia Cayo D`Água, consciderada uma das dez praias mais bela do mundo. Quando entrar em contato com a ADC diga ao Walter que os seus serviços foram extremamente bem recomendados pelo Gilson Jr Fotografia de Verdade. 
Ou juntem-se a nós através da operadora TechDive o mergulho levado a sério. 






                                                                                 Fotografia de Verdade

4 comentários:

  1. Simplesmente fantástico!!!!!!!!!!!!!! Los Roque com certeza não é mais um lugar incrível, é um paraíso que precisa de olhares atentos e pessoas especiais para valorizá-lo cada vez mais. Apreciar essa riqueza submersa mesmo que em fotografias já torna a vida mais fácil de ser vivida. Parabéns por conseguir inundar nossos olhos com tais belezas.

    ResponderExcluir
  2. Meu camarada, além de ótimas fotos podemos ler e aprender um pouco como tudo começou. Parabéns mais uma vez!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que prazer poder admirar tanta beleza e ainda enriquecer conhecimentos sobre um lugar tão único. Parabéns por ter conseguido realizar um sonho antigo e torço para que outros sonhos sejam realizados, assim poderemos apreciar novas belezas e conhecer um pouco mais do mundo submerso através de suas postagens.

    ResponderExcluir
  4. Lindo e lugar e lindas as fotos!!!

    ResponderExcluir