cabecalho

cabecalho
Aproveite ao máximo o Blog Fotografia de Verdade

Pesquisar este blog

Cação não existe

Cação não existe
Cação é tubarão! Apenas uma nomenclatura para se vender carne de um animal em extinção

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ouriço-cacheiro


Quando eu era criança pequena em Barbacena, ou melhor, quando eu era criança pequena em Valão do Barro – RJ acreditava nas fantasias criadas em torno dos ouriço-cacheiros. E dentre muitas histórias, a mais engraçada que me lembro até hoje foi a história que se colocássemos dois espinhos de ouriço-cacheiro juntos em uma vasilha, esses dois espinhos iriam se reproduzir. Na época eu testei várias vezes e nunca consegui ver filhotinhos de espinhos, até parece que isso daria algum resultado positivo. 
 A outra história era mais perigosa, acreditava que o ouriço tinha a capacidade de lançar seus espinhos contra quem estivesse perto dele, como forma de defesa e, quando estes pegavam em nosso corpo iam penetrando na pele sem parar. Bem, isso era o que dizia a cultura popular, e criança realmente acaba acreditando em tudo que ouve.












E desde então venho tentando encontrar um desse animalzinho bem exótico para que pudesse fazer algumas fotos. Até o dia em que o caseiro de meu pai encontrou um ouriço no sítio e já sabendo que do meu interesse. E o melhor foi ter conseguido encontrar um ouriço-cacheiro fêmea bem gordinha, acredito até que estivesse grávida. Muito linda. E lá fomos nós para mais uma sessão fotográfica.




Camuflagem

Ainda bem que a capacidade de lançar seus espinhos era apenas mais uma das crenças que não eram verdades, porque tiver que chegar bem perto dele para que pudesse fazer algumas fotos de close.  





Mas o que aprendi em documentários da vida selvagem, realmente acontecia.


Quando o ouriço se sente acuado, ele treme o corpo soltando os espinhos pelo chão, usado como arma contra o seu agressor que poderá se ferir com os espinhos caídos, e não lançado-os contra alguém. E com isso os espinhos vão ficando preso por todos os lugares que o ouriço vai passando. 

Já a façanha do espinho de ser capaz de ir se introduzindo sozinho em nosso corpo, também comprovei que era apenas verdade na cultura popular. Mas uma coisa é certa, penetra na pele com uma facilidade enorme e, é bem dolorido para ser removido. Tive que testar.


A dor do espinho na palma da mão
Até os galhos sentiram a força dos espinhos






Mas o animal é realmente muito exótico. Adora ser fotografado, inúmeras poses, muito curioso, uma calma que parece ter certeza da enorme proteção que carrega no corpo. Matei a vontade de fotografar o bicho de espinhos, que também é conhecido como porco espinho.
Cidadezinho do interior tem uma cultura popular muito forte, uma cultura que até certo ponto deveria ser preservada.

Um cachorro que resolveu jantar um ouriço mas, acabou não dando muito certo!

3 comentários:

  1. Excelente!!! Sou bióloga, já cuidei de muitos ouriços-cacheiros e fiz alguns estudos sobre esse ser lindo, Sphiggurus villosus! Realmente, amei as fotos!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Pretty! This was a really wonderful article. Thanks for providing this information.



    Also visit my website - buy soundcloud plays

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela maravilhosa série!!!
    Mataste minha curiosidade sobre alguns detalhes do ouriço.
    Descobrimos que tem um que ronda aqui em casa, mas sempre próximo da noite, e não vi ainda detalhes dele.
    Espero que ele se acostume com nossa presença e que um dia conseguimos chegar perto.
    Marlene

    ResponderExcluir